• OneBitNews
  • Posts
  • Criando um Micro SaaS e documentando tudo 🤖

Criando um Micro SaaS e documentando tudo 🤖

OneBitNews #7

E aí Programador(a), tudo bem?
Léo Scorza da OneBitCode aqui.

Temos novidades na Newsletter de hoje: eu vou começar a documentar a criação de um micro SaaS que eu estou desenvolvendo para a nossa formação de NO CODE + IA.

Nessa formação eu vou desenvolver 10 projetos, então achei legal ir documentando aqui e no nosso canal do YouTube o passo a passo que estou seguindo para criar eles.

Minha ideia é compartilhar:

  • Como eu planejo os APPs

  • As principais ferramentas usadas (CODE, NO CODE e IA)

  • Dificuldades no desenvolvimento e como eu superei elas

  • Insights valiosos sobre a criação de micro SaaS

Provavelmente eu vou alternar os temas na newsletter, vou mandar uma de conteúdo como eu estava fazendo anteriormente e uma documentando a criação do projeto, então depois de ler, me responde esse e-mail contando se gostou da ideia.

Bora começar então?

O projeto está a caminho…

Para começar, porque desenvolver 10 projetos?

A minha ambição com a nova formação de NO CODE e IA é manter os alunos muito a frente do mercado através do uso do que existe de mais moderno e poderoso.

Mas só gravar aulas mostrando essas ferramentas seria pouco eficiente e chato, então eu arquitetei algo mais poderoso do que isso.

É cientificamente comprovado que você aprende muito mais praticando do que lendo ou ouvindo, por isso nessa formação eu vou focar totalmente na prática, mão na massa real.

Nela eu vou construir 10 projetos usando as ferramentas mais modernas (chatGPT, flutterFlow, Supabase, Make e etc), mostrando desde a concepção da ideia dele, o planejamento e o desenvolvimento, até o deploy dele.

E claro, os alunos vão construir esses projetos do zero também, de forma prática e realista e vão finalizar a formação construindo um projeto próprio.

Então é por isso que eu entrei nesse grande desafio de criar 10 projetos modernos do zero, eu já tinha feito isso alguns anos atrás no nosso Bootcamp de Rails, mas agora eu quero levar isso para o próximo nível usando NO CODE + IA.

Ps: É um desafio emocionante, pensar, planejar e executar 10 projetos, estou animado para ver tudo pronto no final.

Como eu seleciono ideias de projetos

Como eu quero criar projetos realistas, eu decidi que eles tem que ter um modelo de negócios viável, ou seja, que esses projetos poderiam fazer $ de verdade.

Fazem 7 anos que eu sou empreendedor, já estudei muito marketing e negócios, já sentei à mesa com pessoas que fazem milhões e milhões todos os meses, e aprendi coisas valiosas, uma delas é que:

Se você criar algo que ajude uma pessoa que já ganha $ a ganhar mais $, fica fácil vender isso para ela.

Exemplo: se alguém tem um e-commerce e você desenvolve um plugin que melhora a experiência do usuário e comprovadamente aumenta as vendas, fica muito fácil convencer essa pessoa a assinar o seu plugin.

Então, preferencialmente, eu miro em mercados que já tenham um fluxo de dinheiro acontecendo e que eu poderia aumentar esse fluxo com a minha solução.

Faz sentido?

Para ter algumas ideias que pudessem aplicar os benefícios do NO CODE + IA em uma área que já faz $, eu fui conversar com o meu amigo chatGPT.

Depois de alguns prompts mirabolantes, ele me deu uma lista legal de ideias e eu selecionei a ideia do primeiro projeto.

O Primeiro projeto: ZenFormAI

O primeiro projeto se chama ZenFormAI (já já falaremos como eu cheguei nesse nome), a ideia dele é:

Permitir que as pessoas criem formulários customizados (como o google forms, só que bonito) com uma recompensa no final para quem preencher.

E claro, que seja possível analisar as respostas com IA (exemplo: encontrar padrões nas respostas, ver o humor das pessoas que responderam e etc).

Exemplo de uso:

Alguém que vende cursos de violão pela internet e tem seguidores no instagram.

Essa pessoa pode criar uma video aula completa sobre escalas musicais, só que ao invés de colocar no YouTube, ela cria um formulário no ZenFormAi e sobe o vídeo como recompensa para quem preencher ele.

No formulário poderia perguntar:

  • Nome

  • Email

  • WhatsApp

  • Qual o nível de conhecimento sobre violão

  • Qual o interesse ela tem em fazer um curso

  • O que um bom curso deveria ter

Depois ela pode divulgar o link do formulário criado no ZenFormAi no instagram dela dizendo: Preencha uma pesquisa rápida e ganhe uma vídeo aula completa sobre escalas musicais.

Depois de um tempo, 100 pessoas podem já ter respondido e ganho a recompensa automaticamente, aí o criador do form pode ir no ZenFormAi analisar os dados e saber melhor o que as pessoas querem na hora de comprar um curso de violão.

Ele também pode mandar um email (para os emails coletados) com uma promoção, ou quem sabe, passar os WhatsApps coletados para o time de vendas dela tentar vender diretamente para essas pessoas.

Eu sei que eu me alonguei na parte sobre negócios 😅.
Mas resumindo, esse vendedor de curso de violão já tinha um fluxo de renda (venda de cursos), com a ZenFormAI, ele conseguiu captar mais contato de possíveis clientes e fazer mais vendas (fizemos ele ganhar mais $).

Ou seja, se por exemplo, conseguimos aumentar a renda mês dele em r$5.000, ele provavelmente pagaria r$99 na assinatura da nossa ferramenta.

Essa é a “tese” desse primeiro projeto, vamos implementar a criação do formulário customizado e a parte de análise das respostas usando IA.

Meu Framework de criação de projetos

Em construção 😅

Eu gosto de sistematizar as coisas para facilitar o uso e não ter que ficar me fazendo coisas repetitivas, então eu estou criando um framework (um passo a passo) de como criar um micro SaaS.

Eu já criei toda a base dele para usar no primeiro projeto e pretendo seguir e aprimorar ele durante a criação dos 10 projetos, claro, ele vai ser disponibilizado na formação.

Eu separei ele em três partes:

1 - Idealização.

Nessa parte eu levanto muitas ideias de projetos e seleciono elas seguindo critérios bem definidos como:

  • É possível monetizar?

  • O mercado realmente tem interesse?

  • É viável para mim nesse momento criar esse projeto?

  • Existe concorrência? Se sim, eu tenho um diferencial válido?

2 - Criação da base (preciso pensar um nome mais legal)

Aqui começa o trabalho pesado de planejamento:

  • Defino as features que vão fazer parte da versão inicial

  • Defino as ferramentas que vão ser usadas

  • Defino o estilo e as referências do projeto (exemplo, no ZenFormAi, a referência é Zen)

  • Defino o nome, a paleta de cores e as fontes

  • Crio o logo e demais assets básicos

  • Crio um plano de quais telas vão ser criadas

  • E etc

Ter tudo isso antes de começar a desenvolver (via código ou NO CODE) é fundamental e vai te ajudar a não perder tempo depois.

3 - Desenvolvendo o MVP

MVP (Minimum Viable Product), é a versão mínima do projeto que já pode ser testada no mercado, então nessa parte eu desenvolvo o que foi planejado, ou seja, aqui começamos ver a magia acontecer.

Alguns detalhes:

  • Desenvolvimento do projeto

  • Preparação para deixar ele no ar

  • Validação do projeto com usuários reais

Como você pode ver, o desenvolvimento tem uma ordem, quanto melhor você seguir ela, mais fácil fica chegar até o final.

Como está o projeto no momento

O projeto já passou pela primeira parte do framework, a idealização e agora eu estou finalizando a parte 2 (Criação da base).

Bora ver alguns detalhes:

A análise inicial da ideia

Ele é monetizável? Simmm.

Uma forma de monetizar ele é ter planos por quantidade de forms submetidos (respostas). Exemplo:

  • 0 - 2000: Free

  • 2000 - 10000: $59/mês

  • 10000 - 100000: $199/mês

É viável tecnicamente? Com certeza. Hoje em dia com ferramentas NO CODE e IA acessível com a Open AI, fica mais fácil fazer esse projeto acontecer.

Features básicas

Pensando e conversando com o chatGPT eu tive muitas ideias de features para o projeto, mas eu decidi que nessa versão eu vou me focar nas duas principais:

  • Criação customizada de formulário

  • Análise inteligente das respostas com IA

Seleção de Ferramentas e Tecnologias

  • FlutterFlow: Gera a versão Web e Mobile do projeto

  • Supabase: Banco de dados na nuvem

  • OpenAI: Vou usar a API deles para analisar as respostas

Definição da marca

Eu decidi adotar referências Zen para o projeto, focando em “deixar o usuário tranquilo” enquanto os forms são preenchidos. Claro, a escolha foi um pouco pessoal, por gosto mesmo, em outra ocasião talvez valesse fazer uma pesquisa de mercado mais rigorosa.

Criação de Nome e Domínio

Conversando com o chatGPT, e pedindo para ele gerar nomes que misturassem as referências e funcionalidades do APP (Zen, formulários, AI), ele chegou em ZenFormAi.

Eu pesquisei para ver se o domínio estava disponível e se já existiam outras ferramentas com esse nome, mas não existiam, então adotei esse.

Logo + Paleta + Fontes

Eu usei o Dall-e do chatGTP para gerar logos com as referências do projeto, quando eu gostei de um deles, eu removi o fundo da imagem no removebg e depois vetorizei ele no vectorizer.ai

O resultado:

Eu gostei muito, remete a uma IA meditando (mesclando Zen e AI).

A paleta de cores e as fontes eu pedi como sugestão para ele também (baseado no projeto e logo).

Chegamos a essa paleta e com as fontes Montserrat e Roboto.

Exemplo das cores + fontes

Eu gastei no máximo 3h nesse processo todo, desde a ideia até todas essas definições, ter um framework e saber usar as ferramentas certas faz toda a diferença.

Os próximos passos

Eu preciso agora finalizar a parte 2 do framework (criação da base), desenhando as telas e definindo outros recursos que vou precisar.

Depois eu vou para a parte 3 (Desenvolvendo o MVP), nela eu vou criar todo o banco de dados no Supabase, depois eu vou para o FlutterFlow crias as telas, conectar com o banco de dados, com a OpenAI e testar tudo.

Quer fazer parte dessa jornada e dominar NO CODE + IA? 🧠

No comecinho de março eu vou lançar a nossa formação de NO CODE + IA, como você já percebeu ela é bem prática e vai te dar toda a base para estar a frente no mercado de tecnologia.

Cada projeto vai ser diferente e vai usar tecnologias que poucas pessoas dominam, você vai evoluir muito como profissional, podendo criar seus próprios projetos para ganhar $ ou prestar serviço cobrando bem caro (merecidamente).

Eu criei um grupo do WhatsAPP para avisar sobre o lançamento, quem estiver lá, vai ganhar desconto, então já entra no grupo: https://chat.whatsapp.com/C8vHBxZUaos5lwnqwE3Zy5

Bora ir além junto comigo?

Conclusão

Responde esse email me contanto se você curtiu esse relato, eu quero documentar aqui os 10 projetos e te trazer insights valiosos, mas é importante eu entender se você está curtindo.

Daqui a 15 dias eu volto para falar como foi a evolução do ZenFormAI, espero já estar com o projeto entregue até lá e me preparando para gravar a criação dele do zero.

Vou lançar uma versão em vídeo da documentação do projeto no nosso canal do YouTube, vale acompanhar por lá também: https://www.youtube.com/@OneBitCode

Obrigado pela presença Programador(a).

Abraço,

Léo Scorza 🤘

Join the conversation

or to participate.